enauravespasiano

Ser: A Pessoa / The Person / La persona

 

Pessoas e relações afins

A PESSOA É

.

.

.

.

.

.

.

Olá SER PESSOA! 

Tem dias que A Pessoa’ está pra fora … Tem dias que a mesma está mais na Toca’ …

Especialmente hoje, não sei porque, me parece que o cheiro do mar resolveu estar nas pessoas, cheiro salgado e frio, dentro do mundo das coisas e fora no cotidiano de seus afazeres. Não por isso, mas, já faz algum tempo, desde a última postagem pra cá, que venho ensaiando escrever sobre O Ser: Uma Pessoa.

Quem pode dizer-se assim, PESSOA de fato e de direito?

Não, não vou contar o que me fez concluir por hoje isso aqui, nem vou falar do que ouço por aí…

Vou apenas propor que juntos, bem daqui de dentro, observemos as pessoas lá fora e assim voltemos a olhar pra dentro da gente.

Eu e vocês, bem no cume de uma fogueira de angústias que nos provocam esta inquietude todos os dias quando acordamos e novamente ao deitarmos, antes mesmo de dormir, quando pensamos:

“Por que A Pessoa é assim?”

Tentemos compreender o que é a pessoa, elevada ao termo mais total de seu significado.

Segundo o Dicionário Aurélio, o primeiro dos significados atribuídos à essência desta palavra, seria: “O ser humano em seus aspectos biológico, espiritual e social” (aquele que comporta genes, sangue, vírus e bactérias, possui uma alma ou essência, talvez o sopro da vida, e pode ser um organismo de convívio com outros seres da mesma espécie); o segundo: “Indivíduo” (é único); terceiro: “Flexão pela qual o verbo indica as relações dos sujeitos falantes entre si” (é comunicativo); quarto: “Ser a quem se atribui direitos e obrigações” (é cívico); quinto e por último: “Coletividade, associação reconhecida juridicamente” (é plural).

Ao ler todas estas colocações, parece mais que ser humano é só Coisa boUa’ … Logo, lembrei dos brother’s e das lutas nestes tempos de greve e eleição. A este tipo de pessoa (os Brothers/Companheiros), desejo força sempre! …

Pensemos então sobre as pessoas que conhecemos e as pessoas que nós somos, mais afundo, sem medo, pois se é pra se despir de toda hipocrisia, “tamo junto”.

Têm pessoas que são gostosas mesmo, do tipo que a gente quer tocar, abraçar, ouvir’, cheirar, olhar e com quem queremos compartilhar coisas diversas (As que provocam tudo isso de uma só vez são raras e combinadas) … Tem outras que fazem questão de se manter distante, passar largo, sorrir nunca ou ao contrário debochar de todos. Há algumas que até nos proporcionam uma repulsa de maneira concomitante à própria reação de nojo que elas esboçam quanto a nós mesmos (Essas parecem que não são gente igual a gente, talvez sejam gente-coisa, coisas de laboratório, cheias de definições ou não, mas com um padrão distinto de ser).  

Quantas e quais pessoas já tivemos o prazer ou desprazer de conhecer?

Ih …. Pessoas não são raça de gente’, são complexas com suas subjetivas unidades. No coletivo, suas confusões se ampliam. No singular, ao mesmo tempo, são dotadas de singelezas variadas.

Quem entende, como fazer para ser e saber-se uma PESSOA, a melhor ou a pior delas?

É, a vida também é feita de pessoas.

Resta saber se cada um de nós, queremos de verdade, compor esse quadro da vida enquanto pessoas que somos (se é que somos), para então a partir daí escolhermos que modus operandi preferimos ser.

Digam o que disserem, façam o que fizerem, viver é bom demais.

Sei disso a partir do momento que me entendo por gente, ou seja, SOU UMA PESSOA, e dentro da malha do tempo da minha existência quero ser A PESSOA. 

Pessoas que se prezem buscam relacionamentos amistosos, familiares e amorosos saudáveis. É certo que nem todas as pessoas são seus amigos, mas, é incerto que todas ou maioria sejam seus inimigos

Há os que se dizem pessoas, mas alguns são Pessoas Jurídicas, que na verdade vivificam-se com o formato de máquinas organizadas para  fragmentar o equilíbrio social e econômico da vida de outras pessoas, tais como a Pessoa Física. 

… Às vezes me esforço pra ser, às vezes tudo que preciso fazer é só respirar fundo e continuar …

Às vezes  tudo se desorganiza, o tempo muda, a chuva molha, Coisas’ acontecem nas mais diversas relações entre as pessoas, de forma que se ATÉ O TEMPO pudesse ser personificado, até ele se roeria de vontade de viver o que só uma pessoa tem o privilégio de desfrutar em vida.

Dentro pessoas precisam de pessoas.

Fora o mundo gira com as pessoas. 

Pessoas não são perfeitas, nem imperfeitas.

São apenas pessoas. 

Sendo assim, o que se pode dizer das pessoas?

Penso que TUDO e NADA.

E então o que se pode fazer das pessoas?

Penso que NÃO SE PODE NADA FAZER, já que desde a mais tenra idade já nascemos feitas pessoas.

Pessoas que são pessoas mesmo, têm vontade própria; São instintivas, lutam por sobrevivência; São emotivas, mas também dotadas de razão. Conceitualmente, pessoas tendem a preservar tudo que representa vida e portanto A Pessoa simplesmente É!

Pessoas são seres que passam por nós, ou por quem passamos todos os dias enquanto escolhermos viver porque: PESSOAS SÃO MOVIMENTO.

Mas e eu? E você?

Que tipo de pessoa somos ou pretendemos ser?

Se for para mudar, sendo radical ou devagar, precisas primeiro lembrar e resgatar quem a pessoa (a gente mesmo) é, só pra começar …

As coisas que já vivemos dizem muito sobre quem nós somos, e somos o que somos segundo as nossas dores e amores, segundo nossa crueldade antes com nós mesmos que com os outros. Somos mais que tudo dito até aqui, mas ainda somos muito pouco. 

Busquemos mais e mais ser, pelo menos A PESSOA e não tantas pessoas ao mesmo tempo, que “Oioioi” – já é difícil ser uma só e este Oscar, das múltiplas personalidades, deixemos à Carminha que tá fazendo um sucessão na Novela das oito “Avenida Brasil” –  Óoh A PESSOA viciada! Vamos dar um descontinho à pessoa, que tudo bem se (eu por exemplo ;D) A PESSOA não pode ser boUa’ o tempo todo, a pessoa tem que ter um vício pra ser à la Teoria Raimundiana’ “Complicada e perfeitinha!” (Mulher de Fases – RAIMUNDOS)    

Esta entrada foi publicada em setembro 28, 2012 às 1:18 am e está arquivada sob A Do Dia!. Guarde o link permanente. Seguir quaisquer comentários aqui com o feed RSS para este post.

2 opiniões sobre “Ser: A Pessoa / The Person / La persona

  1. penso que as múltiplas personalidades é o que nos torna pessoas…e de acordo com o papel que acorda a quem tenha a certeza de que somos pessoas disfarçadas de “monstros” ou vice e versa….sei lá, pode ser qualquer coisa do tipo…Mas essa coisa de: a pessoa tem que ter um vicio…ouvi recentemente de vc…e ate me senti lisonjeada…( se entendi bem o comentário)…xeros…sdds

  2. Hihihi’ Sim sim, se não foi um elogio, foi uma forma de estima à Sua Pessoa… Sdds também amiga.

Tanx'